sexta-feira, 22 de agosto de 2008

VIVER DESIGN EM SÃO PAULO

"Always design a thing by considering it in its next larger context - a chair in a room, a room in a house, a house in an environment, an environment in a city plan."
Eliel Saarinen

“Sempre desenhe algo tendo em mente seu próximo maior contexto: uma cadeira em uma sala, uma sala em uma casa, uma casa em um entorno, um entorno em uma cidade.” – Tradução Livre.



SEMANA VIVER DESIGN EM SÃO PAULO
3 a 9 de novembro de 2008




A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), identificando o potencial da indústria criativa paulistana e consciente da importância da cidade em se destacar internacionalmente como uma provedora de produtos e serviços de inovação, apresenta o projeto “KM • M • MM - VIVER DESIGN EM SP” (Quilômetro, Metro e Milímetro: Viver design em São Paulo), que acontecerá durante a semana de 3 a 9 de novembro e cujo objetivo é democratizar o design e incentivar a economia criativa, transformando São Paulo em pólo do design na América Latina.

O projeto de apoio ao desenvolvimento das indústrias criativas, com ênfase no design, atende a uma estratégia de promoção da imagem internacional da cidade e busca mobilizar a população sobre a importância do design para o mercado nacional e a proximidade dos paulistanos a todas as áreas do design.


O design está em toda parte. Baseado nessa idéia nasceu o tema da Semana de Design de São Paulo. “KM • M • MM - Viver Design em São Paulo” (Quilômetro, Metro e Milímetro: Viver Design em São Paulo).



Núcleos
Foram definidos 5 núcleos de trabalho, que pretendem abranger todas as expressões do design, com atividades coordenadas por um grupo de curadores.

Sustentabilidade

Todos os núcleos serão permeados pela questão da sustentabilidade.
O Design Sustentável aparece no contexto da cultura contemporânea, ao apostar num modelo de negócios inclusivo, estimulando a indústria local e projetando as características da cultura brasileira no mercado global.

A principal questão abordada será como assegurar que numa escala quilométrica, a da paisagem urbana, esses aspectos sejam democratizados e acessíveis à população em geral.


Comunicar é da natureza de todo Design, e uma área em especial, o Design Gráfico, se dedica essencialmente a comunicar, e é hoje parte importante e anônima da vida na cidade.

Refere-se ao produto, aos objetos que nos cercam e que usamos no cotidiano. O objeto pensado, criado, testado e produzido sempre em interação com o cidadão e como solução de melhor uso.

Para essa primeira edição da semana Viver Design em São Paulo, o grupo de trabalho que trata dessa área decidiu estabelecer as bases para a construção do pensamento de moda: memória, o novo e o acesso ilimitado do público ao conhecimento dessa área de manifestação da cultura.

Para ampliar o conceito de democratização da moda, vários estilistas irão desenhar peças exclusivas, que ficarão expostas em espaços públicos, juntamente com seu molde e indicações de como foram feitas, para que as pessoas possam reproduzi-las em casa.

Contempla a educação – formação dos designers – comportamento e relações humanas, em áreas como psicologia, administração, engenharia.
Nesta área, alunos de diversas instituições de ensino irão desenvolver projetos que envolvem comunidades da periferia, que serão expostos em várias regiões da cidade.

A Semana
Durante uma semana, fazer São Paulo respirar design, através de atividades espalhadas
por toda a cidade.



Além de todos os eventos relacionados ao tema, que já ocorrem anualmente na cidade, farão parte do “KM • M • MM - VIVER DESIGN EM SP” algumas iniciativas organizadas pela Prefeitura e pelo grupo de curadores:
- Palestras
- Workshops
- Exposições
- Oficinas
- Desfiles
- 2ª edição do Seminário “Design Made in São Paulo”

Curadoria
Alexander Lipszyc – Diretor da Escola Panamericana de Arte e Design – EPA / ABD
Andréa Naccache – Psicanalista, criadora do Movimento pela Criação Brasileira - MOVE
Anita Gea Martinez Stefani – Assessora Internacional - SMRI
Carlos Scheliga - Questto Design – Designer de produto
Christian Ullmann - Oficina Nômade/Design Sustentável
Daniele Alexsandra Toledo Roldán – Coordenadora de Marketing - SMRI
Ernesto Harsi - Presidente da Associação de Design de Produto
Flavio Goldman – Secretário Adjunto de Relações Internacionais - SMRI
Jum Nakao - Estilista e Diretor de Criação
Leonardo Mangiavacchi – Diretor do Istituto Europeo di Design - IED
Mariana Figo Gaspar – Assessora Internacional - SMRI
Patrícia Anastassiadis - Arquiteta e Designer de Interiores
Paula Limena - Sócia-Diretora ImageneerConsulting/tendências de mercado
Regina Monteiro – Diretora de Projetos, Meio Ambiente e Paisagem Urbana da EMURB
Ronald Kapaz - Sócio-Diretor da OZ Design/Design Gráfico
Sheila Brabo - Diretora do Centro São Paulo Design - CSPD
Sônia Valentim de Carvalho – Diretora Financeira da ADG/Designer Gráfica


Todas as atividades, tanto de cada núcleo quanto do próprio Seminário, estarão recebendo o apoio de empresas que poderão participar do evento de diversas formas.

A idéia é que os envolvidos façam parte de uma iniciativa que começa agora e se integrará ao Calendário Oficial da Cidade de São Paulo e ao circuito internacional de design.


Informações Gerais:
Anita Stefani – astefani@prefeitura.sp.gov.br
Tel.: 3113.8542
Daniele Roldán– droldan@prefeitura.sp.gov.br
Tel.: 3113.8546
Mariana Figo Gaspar – mfigogaspar@prefeitura.sp.gov.br
Tel.: 3113.8541

Informações para a Imprensa:
Ludmila – lbernardo@prefeitura.sp.gov.br
Tel: 3113.8564

Em breve: http://www.viverdesignsp.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!